quarta-feira, 19 de junho de 2013
Luan Santana grava DVD dia 7 de julho em Itu-SP
Paula Fernandes, Teló e Chitãozinho e Xororó gravam nova edição de “Um barzinho, um violão"
André Piunti
Nesta segunda e terça, 17 e 18, acontece no Rio a gravação do quinto volume do projeto “Um Barzinho, um Violão”, que como a maioria se lembra, tem uma edição, lançada em 2009, exclusivamente sertaneja.
O novo projeto, que será lançado em CD e DVD, reunirá trilhas de novela dos anos 1980.
Dentre os 22 artistas convidados, três são sertanejos: Paula Fernandes e Chitãozinho e Xororó, que gravam hoje, e Michel Teló, que grava amanhã.
Falando em Paula, a Universal Music está lançando um EP da cantora (CD com quatro músicas).
Ao preço de R$ 9,90, o CD traz quatro canções, lideradas por “Um ser amor”, destaque na novela “Amor à Vida”. As outras três canções são “Além da Vida”, “Apenas Flor” e “Céu Vermelho” (na minha opinião, a melhor composição dela).
Zezé, Luciano, Naldo
Zezé e Luciano
André Piunti | Universo Sertanejo
Comentei aqui na semana passada sobre uma parceria inusitada que Zezé e Luciano estavam planejando. No final de semana, eles anunciaram: a dupla gravará ao lado do Naldo. A canção escolhida é “Pior é te perder”, que já ganhou uma letra diferente, além da mudança no ritmo, claro. Zezé e Luciano participarão do DVD do cantor.
quinta-feira, 13 de junho de 2013
Zezé e Luciano param show para fã pedir namorada em casamento; vídeo
'Foi cena de novela, a gente só vê isso em novela e filme', diz surpreendida.
Pedido foi feito no palco da dupla no Dia dos Namorados, em Goiás.
O pedido inusitado de casamento fez parte da ação "O Bom da Vida é Amar", promovida pela TV Anhanguera em comemoração aos 50 anos da emissora.
O pedido inusitado de casamento fez parte da ação "O Bom da Vida é Amar", promovida pela TV Anhanguera em comemoração aos 50 anos da emissora.Cantor chama casal ao palco e namorado fala: 'Aceita casar comigo?' (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Vários casais comemoraram o Dia dos Namorados no show da dupla Zezé di Camargo e Luciano, na quarta-feira (12), em Aparecida de Goiânia. O que eles não esperavam é que a dupla interrompesse a apresentação para que um fã fizesse um pedido de casamento para a namorada (veja vídeo).
Em cima do palco e na frente de mais de sete mil pessoas, o supervisor de vendas Aelson Romão pediu a mão da estudante Monize Alves. “Eu quero muito poder envelhecer ao seu lado, porque eu te amo. Você aceita casar comigo?”, perguntou o namorado. Emocionada, ela aceitou o pedido: "É claro, meu amor". A troca de alianças oficializou o compromisso.
“Foi cena de novela, a gente só vê isso em novela e filme. Nunca pensei que isso pudesse acontecer comigo”, declarou a estudante, que foi surpreendida pelo namorado.
O supervisor de vendas tinha combinado com a produção da TV Anhanguera como faria o pedido para a noiva. Para ele, o local era ideal para fazer a surpresa. "Não tem oportunidade melhor de falar de amor do que em um show desse", declarou.
A estudante não sabia de nada. Inclusive, em entrevista à TV Anhanguera, antes do pedido, ela comentou que estava no local para comemorar o namoro e o futuro noivado.
Como combinado, durante o show, os sertanejos sortearam o número de uma mesa, pois quem estivesse nela subiria ao palco para cantar com a dupla. O número escolhido foi o do casal. A estudante já estava emocionada com a oportunidade de estar ao lado dos sertanejos, de quem é fã. Mas com o pedido, ela não conteve a emoção.
domingo, 9 de junho de 2013
Umas doses de Rionegro e Solimões
André Piunti | Universo Sertanejo
Entrevistei Rionegro e Solimões há duas semanas no “Cowboy Nativa”, na Nativa FM.
Entre vários assuntos, perguntei ao Rionegro o que ele achava da dependência de “músicas de farra” no atual estágio da música sertaneja. Não preciso lembrar que a dupla, apesar de consagrada pelo romantismo, sempre conseguiu muito bem emplacar hits em festas. Quis saber dele justamente porque esse equilíbrio entre animadas e românticas se tornou tão difícil na nova geração.
Achei a resposta muito interessante, e compartilho abaixo:
“Eu acho que essa questão passa pelo estado em que o mundo está hoje. Tá todo mundo muito acelerado, todo mundo tem pressa, as pessoas fazem mais de uma ou duas coisas por vez, tá se perdendo aquele costume de parar e apreciar algo, de ter um tempo pra você. Eu acho que isso reflete diretamente na música. A gente segue fazendo as nossas românticas porque a gente gosta e quer fazer assim, mas realmente as pessoas estão diferentes. Uma música romântica requer atenção pra história, a pessoa precisa parar e ouvir, se não não faz sentido mesmo. E quem para hoje? Quem tem tempo pra parar e ouvir uma música, admirar uma paisagem, como se fazia anos atrás? A música animada, de refrão fácil, acaba caindo como uma luva pras pessoas hoje. Então eu não acho que seja um problema da música sertaneja só, acho que a questão é bem maior”.
Abaixo, segue o clipe recém-lançado de “Romântica”. Só pra não deixar passar, o novo CD da dupla está sendo produzido pelo Fernando, parceiro do Sorocaba.
quarta-feira, 5 de junho de 2013
Sertanejos e os views do YouTube
André Piunti / Blog Universo Sertanejo
Foi publicada no jornal “O Dia”, ontem, uma matéria dizendo que artistas sertanejos pagam até R$7,5mil por 1 milhão de exibições falsas no YouTube, com o intuito de bombar o vídeo e sair dizendo por aí que a música está “estourada”.
Segundo o jornal, um rapaz chamado “Magalhães” confidenciou ao jornalista Leo Dias, que se passou por um produtor, que já havia feito trabalhos pra Luan Santana, Gusttavo Lima, Munhoz e Mariano, entre vários outros.
O assunto “manipulação de números” no meio sertanejo não é tabu. Seja Youtube, Facebook, Twitter ou qualquer outra rede social, sempre há a conversa de “bombar” o artista mesmo que os números não sejam reais. Basta uma busca qualquer no Google que é fácil também achar quem proponha venda de visualizações ou aumento de números em redes sociais.
A grande questão da notícia publicada é que os artistas mais renomados são mais cuidadosos com o assunto, justamente pelo fato de saber que se estoura uma notícia como essa que estourou, fica feio pra eles. É do conhecimento geral que há pessoas que trabalham com o intuito de burlar o sistema, mas o que se sabe é que os nomes mais conhecidos não são adeptos desse tipo de “promoção” justamente pelo que já foi explicado. Ainda há o fato de que os escritórios profissionalizaram seus setores digitais, o que deixou práticas do tipo mais distantes.
Conversei hoje com o Marquinho da Audiomix (empresário de Gusttavo Lima, Jorge e Mateus e outros vários nomes), que nunca dá entrevistas, e ele fez um rápido comentário sobre o assunto, não dando muita importância pra repercussão gerada.
“Eu não gosto de falar, não gosto de aparecer, você sabe, mas sobre esse assunto, quem é mais esperto, mais entendido de internet, vai ver que meus artistas são os que tem menor visualização no YouTube entre os grandes, é só comparar com os outros, só que são os que mais levam público nos shows.
Jorge e Mateus e Gusttavo Lima são os artistas que mais levam gente hoje no Brasil. Meu negócio é outro, não fico gastando dinheiro com esse tipo de coisa, é só ter boa vontade de pesquisar que dá pra ver que eu não perco tempo com isso”.
A principal ferramenta utilizada pelos sertanejos hoje no YouTube é o “anúncio”, pra não usar o nome em inglês. Se você procurar algum nome sertanejo no YouTube, vão surgir dois vídeos patrocinados antes dos resultados da sua busca. Pelo tanto que se usa, a ferramenta parece ter caído no gosto dos escritórios. E é claro que é muito mais válido do que um par de visualizações falsas.
Gusttavo Lima e Luan divulgaram notas ontem em tom indignado contra as acusações. Luan chegou até a dizer que abre seus vídeos para auditoria, caso alguém duvide dos números.
Não sei se alguém pretende levar o assunto adiante. Mesmo não acreditando, seria bom que algum escritório insistisse no assunto e provasse, já que a notícia acabou recaindo sobre muita gente que não tem nada a ver com o assunto. A repercussão, ontem e hoje, foi bem grande e negativa.
Ouça “Maravida”, completa, na voz do Daniel
André Piunti / Blog Universo Sertanejo
Daniel está divulgando, desde ontem, a canção “Maravida”, trilha de abertura da novela “Amor à Vida”.
Como a canção não era do repertório dele e foi gravada especialmente para a novela, a Globo precisava liberar o áudio pra que ele fosse repassado às rádios e a outros veículos de comunicação.
A música, que teve toda uma polêmica criada sobre ela, passou por ajustes na última semana e a versão abaixo é a final, a mesma que está sendo utilizada na abertura da novela.
Como já comentado aqui, a composição é do Gonzaguinha.
terça-feira, 4 de junho de 2013
As músicas sertanejas mais tocadas da última semana (26/05 a 01/06)
Abaixo, a lista das músicas sertanejas mais tocadas na última semana, de 26/05 a 01/06
Finalmente, após quase dois meses, a lista passou por uma mudança considerável, apesar de a liderança continuar com “Te Esperando”, do Luan, seguida de “Vidro Fumê”, de Bruno e Marrone.
A canção “Choro”, do Leonardo, apareceu pela primeira vez no top 10 já no 3º lugar. A nova música de trabalho dele foi lançada há exatamente uma semana.
João Bosco e Vinícius colocaram “Girassol” em sua melhor posição até agora, 5º lugar, e Fernando e Sorocaba voltaram ao ranking agora com sua nova música de trabalho “O que cê vai fazer”, em 8º lugar.
___
Ao lado do nome do artista, entre parênteses, está a posição que a música ocupava uma semana antes.
01 – Te Esperando – Luan Santana (1)
02 – Vidro Fumê – Bruno e Marrone (2)
03 – Choro – Leonardo (-)
04 – Amiga da minha irmã – Michel Teló (3)
05 – Girassol – João Bosco e Vinícius (7)
06 – Louco Coração – Eduardo Costa (6)
07 – Se o coração viajar – Paula Fernandes (4)
08 – O que cê vai fazer – Fernando e Sorocaba (-)
09 – Deserto – Thaeme e Thiago (8)
10 – Pode ou não pode – Zé Ricardo e Thiago (9)
02 – Vidro Fumê – Bruno e Marrone (2)
03 – Choro – Leonardo (-)
04 – Amiga da minha irmã – Michel Teló (3)
05 – Girassol – João Bosco e Vinícius (7)
06 – Louco Coração – Eduardo Costa (6)
07 – Se o coração viajar – Paula Fernandes (4)
08 – O que cê vai fazer – Fernando e Sorocaba (-)
09 – Deserto – Thaeme e Thiago (8)
10 – Pode ou não pode – Zé Ricardo e Thiago (9)
*Fonte: Crowley Broadcast Analisas
segunda-feira, 3 de junho de 2013
Sertanejo no Hopi Hari parece ter futuro; Victor e Leo seguem com língua afiada
Sertanejo no Hopi Hari parece ter futuro; Victor e Leo seguem com língua afiada
André Piunti
| Blog Universo Sertanejo
Apesar de a ideia de um festival sertanejo no Hopi Hari ser interessante, o evento andava cercado de desconfiança.
Feriado, tempo muito ruim até quinta-feira, programação alterada no meio do caminho, além do fato de o Hopi Hari ficar no meio da pista, sem nenhuma cidade colada nele, apesar da região populosa.
A primeira noite do “Country in Park”, no entanto, passou uma impressão de que, tendo continuidade, o evento pode virar algo muito grande. As atrações do sábado foram Zezé di Camargo e Luciano, Victor e Leo e Fernando e Sorocaba.
De acordo com a organização do evento, a noite de ontem recebeu 8 mil pessoas. É claro que o número ainda é baixo se tratando de três shows de peso, mas o resultado me pareceu muito mais animador do que frustrante.
Tanto pela transmissão do Multishow quanto no local, a questão visual ficou muito boa, já que se o parque comporta um número bem maior de pessoas, os locais com boa visão para se assistir aos shows pareceram bem justos para as oito mil presentes.
Olhando o Twitter agora que os shows acabaram, me parece que o assunto mais discutido foi o comportamento do Leo, diferente, mais agitado, assim como o show deles, que de fato está mais pra cima. Nos corredores do evento, o assunto mais repercutido vinha da mesma dupla, mas do outro integrante. Victor disse, durante a coletiva, a seguinte frase, publicada aqui: “Não deixaria meus filhos ouvirem a maioria das músicas sertanejas atuais. Pornografia e sensualidade excessiva em canções não é para criança ouvir”.
Tenho algumas opiniões a respeito dos comentários que a dupla anda fazendo em entrevistas desde o ano passado, mas aproveitei pra convidar o Victor pra uma entrevista pra série “Bastidores” pra colocar todo o assunto em pauta. Vamos ver.
Ficou claro, como já era de se imaginar, que o grande desafio do evento é ter sucesso propondo uma forma diferente de diversão, além da música, que não seja bebida, farra ou montaria. Não é fácil, mas os primeiros resultados dão certa esperança.
A noite de domingo terá Thaeme e Thiago, Michel Teló e Luan Santana, todos com transmissão do Multishow. Volto após o encerramento do evento pra fazer um balanço e discutir alguns outros pontos.
Assinar:
Postagens (Atom)