quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Sertanejo Raiz ou Sertanejo Universitário?


Entra em pauta nos dias de hoje que as  modificações dentro do gênero musical têm provocado muitas confusões e discussões no país a cerca do que seria música caipira/sertaneja. Críticos literários, críticos musicais, jornalistas, produtores de discos, cantores de duplas sertanejas, compositores e admiradores debatem sobre as quais seriam as formas artísticas de expressão do gênero, que levam em conta as mudanças ocorridas ao longo de sua história. Muitos estudiosos seguem a tendência tradicional de integrar as músicas caipira e sertaneja como subgêneros dentro um só conjunto musical, estabelecendo fases e divisões. No entanto, consideram "música caipira" e "música sertaneja" gêneros completamente independentes, baseado na ideia de que a primeira seria a música rural autêntica e/ou do homem rural autêntico, enquanto a segunda seria aquela feita, como "produto de consumo", nos grandes centros urbanos brasileiros por não-caipiras. Outros autores estendem o conceito de música caipira/sertaneja ao baião, ao xaxado e outros ritmos do interior do Norte e Nordeste

Se for adotado o critério de que música caipira e sertaneja são sinônimos, pode-se dividir este gênero musical em alguns subgêneros principais: "Caipira" (ou "Sertanejo de Raiz"), "Sertanejo Romântico" e "Sertanejo Universitário", o que incomoda algumas pessoas, uma vez que a maioria é adepta ao “Sertanejo Raiz”. Existem inumeras firmações para esse incomodo, como: “Musica deve ser feita com dois cantores, viola, violão e sanfona” ou “Esses universitários deveriam se formar logo, musica de verdade não tem essa extravagancia toda”.

Mas tambem existem pessoas que pensam extremamente ao contrário, uma vez que gostam da nova “modelação” do “sertanejo raiz”.

Percebemos em vários shows artísticos por todo Brasil que os cantores dessa remodelação, em algum momento da apresentação, “voltam no tempo” e acaba interpretando musicas de todos os estilos, uma vez que o publico brasileiro é bem exigente.
E você o que acha sobre o sertanejo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Comente aqui!